Movimento Feminista
Durante muito tempo as mulheres eram vistas como o elo mais fraco, e inserida em um status de submissão aos seus maridos. Não tinham direito a nada, a não ser de ficar em casa cuidando dos filhos. Com o passar das décadas e com a evolução da sociedade elas passaram a reivindicar seus direitos, tentando garantir assim a igualdade que tanto queriam.
Este trabalho vem mostrar a conjuntura e as diferentes fases da luta pelas quais mulheres guerreiras passaram para conquistar os seus tão “sonhados” direitos, garantindo uma grande mudança para os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa onde, relata o histórico de uma década marcada por grandes movimentos, destacando-se o “Movimento de Mulheres” que se fortalecia cada vez mais.
O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.
ResponderExcluirParabéns Mell!!!
ResponderExcluirRealmente o Movimento das Mulheres obteve um avanço significante no que condiz aos direitos sociais, pois o que antes era considerado o paternalismo, hoje ja surgi uma historia totalmente diferente, pois a maioria das mulheres trabalham se esforçam para ir em busca de suas necessidades pessoais, inclusive ocupam a maior parte do mercado de trabalho que infelizmente ainda é visto pelos machistas como preconceito...
Sempre a relação homem e mulher foi vista de uma certa forma desigual, pois as mulheres passavam pelo inigma do chamado sexo fragil,sendo discriminadas e tolidas em seus direitos, porém o movimento feminista levanta a bandeira da igualdade de gênero e busca o espaço na sociedade não apenas para os direito civil, mas também em relação ao direito profissional.
ResponderExcluir